Nossos pilares
Otimização - Consultoria em Certificação Anatel, visando otimização de custos e processos para você vender seu produto com qualidade e segurança
Transparência - Atendimento transparente e ágil para conduzir os processos de avaliação da conformidade.
Segurança - Emissão dos certificados de Conformidade Técnica, Avaliações Fabris e de Laboratório.
Zelo e responsabilidade - Controle e gestão da certificação e manutenção dos processos.
O que fazemos
Todos os serviços realizados pela OCP-TELI, para certificação de produtos de telecomunicações pela Anatel, estão definidos no Ato de Designação da Anatel nº 19.434 de 28 de setembro de 2001, de acordo com a Resolução nº 715, de 23 de outubro de 2019.
Todos os serviços realizados pela OCP-TELI, para certificação de produtos de telecomunicações pela Anatel, estão definidos no Ato de Designação da Anatel nº 19.434 de 28 de setembro de 2001, de acordo com a Resolução nº 715, de 23 de outubro de 2019.
Certificação Inicial
- Avaliação técnica do produto para definição dos requisitos técnicos;
- Cotação dos ensaios aplicáveis aos produtos junto aos laboratórios acreditados pelo Cgcre/Inmetro e Anatel;
- Pré-análise da documentação Administrativa e técnica recebida;
- Análise do(s) Relatório(s) de Ensaios emitido(s) por laboratório(s) escolhido(s) pelo Cliente;
- Emissão de relatório de conformidade, fundamentado na documentação técnica fornecida e relatórios apresentados;
- Revisão de toda a documentação administrativa e técnica da certificação do(s) produto(s) antes de submeter ao Sistema Informativo da Anatel;
- Emissão de Certificado(s) de Conformidade, após cumpridas as exigências regulamentares estabelecidas pela Anatel;
- Submissão de toda a documentação no Sistema Informativo da Anatel;
- Realização do Requerimento de Homologação e envio ao Cliente (quando solicitado);
- Informação ao cliente sobre a emissão do Certificado de Homologação pela Anatel;
- Gestão da manutenção da certificação do(s) produto(s).
Manutenção da Certificação
Além das etapas citadas na Certificação Inicial, outro serviço oferecido é a manutenção, que consiste na avaliação periódica da certificação, de acordo com o tipo de produto, conforme apresentado no Ato nº 7280/2021 da Anatel.
No Ato nº 7280/2021 é possível verificar qual o período das manutenções para cada tipo de produto.
Alteração da Certificação
Outro serviço que prestamos é a alteração da certificação, que pode ser solicitada logo após a homologação do produto pela Anatel ou durante o processo de Manutenção da Certificação. Pode consistir em:
- Alteração de dados registrados na Certificação Inicial, do requerente ou do fabricante;
- Qualquer alteração do produto, que previamente deve ser comunicada à OCP-TELI;
- Inclusão de modelos ou unidades fabris.
Lembrete Importante: Quaisquer das situações apresentadas acima, devem ser previamente comunicadas à OCP-TELI.
Avaliação Fabril ou de Laboratório
Clientes que, ao darem entrada no processo de certificação, identificarem que o fabricante não possui Sistema de Qualidade Padrão válido (ex.: Certificado ISO 9001), podem optar pela avaliação fabril que é realizada diretamente pela OCP-TELI, onde será verificado se os requisitos de capacitação fabril, tecnológica e do sistema de qualidade estão sendo atendidos.
Laboratórios não acreditados pela Cgcre/Inmetro que desejam ampliar o escopo de certificação, de acordo com os requisitos exigidos pela Anatel para tal ampliação, podem optar pela avaliação de laboratório diretamente pela OCP-TELI, sendo reconhecido como Laboratório Avaliado pela Anatel. Nesta avaliação, será verificado o atendimento aos requisitos de capacitação do laboratório, de capacitação tecnológica e do sistema de qualidade do laboratório.