Nossos serviços baseiam-se em

consultoria

Consultoria em Certificação Anatel, visando otimização de custos e processos para você vender seu produto com qualidade e segurança.

Atendimento transparente e ágil para conduzir os processos de avaliação da conformidade.

Emissão dos certificados de Conformidade Técnica, Avaliações Fabris e de Laboratório.

Controle e gestão da certificação e manutenção dos processos

Serviços

Todos os serviços realizados pela OCP-TELI, para certificação de produtos de telecomunicações pela Anatel, estão definidos no Ato de Designação da Anatel nº 19.434 de 28 de setembro de 2001, de acordo com a Resolução nº 715, de 23 de outubro de 2019.

Todos os serviços realizados pela OCP-TELI, para certificação de produtos de telecomunicações pela Anatel, estão definidos no Ato de Designação da Anatel nº 19.434 de 28 de setembro de 2001, de acordo com a Resolução nº 715, de 23 de outubro de 2019.

Certificação Inicial

Consultoria para processo inicial de certificação e homologação de um novo produto na Anatel, conforme as seguintes etapas:

  • Avaliação técnica do produto para definição dos requisitos técnicos;
  • Cotação dos ensaios aplicáveis aos produtos junto aos laboratórios acreditados pelo Cgcre/Inmetro e Anatel;
  • Pré análise da documentação Administrativa e técnica recebida;
  • Análise do(s) Relatório(s) de Ensaios emitido(s) por laboratório(s) escolhido(s) pelo Cliente;
  • Emissão de relatório de conformidade, fundamentado na documentação técnica fornecida e relatórios apresentados;
  • Revisão de toda a documentação administrativa e técnica da certificação do(s) produto(s) antes de submeter ao Sistema Informativo da Anatel;
  • Emissão de Certificado(s) de Conformidade, após cumpridas as exigências regulamentares estabelecidas pela Anatel;
  • Submissão de toda a documentação no Sistema Informativo da Anatel;
  • Realização do Requerimento de Homologação e envio ao Cliente (quando solicitado);
  • Informação ao cliente sobre a emissão do Certificado de Homologação pela Anatel;
  • Gestão da manutenção da certificação do(s) produto(s).

Manutenção da Certificação

Além das etapas citadas na Certificação Inicial, a manutenção consiste na avaliação periódica da certificação, de acordo com o tipo de produto, conforme apresentado no Ato nº 7280/2021 da Anatel.

E acesse o Ato nº 7280/2021 da Anatel, para verificar qual o período das manutenções para cada tipo de produto.

Alteração da Certificação

A alteração pode ser solicitada logo após a homologação do produto pela Anatel ou durante o processo de Manutenção da Certificação. Pode consistir em:

  • Alteração de dados registrados na Certificação Inicial, do requerente ou do fabricante;
  • Qualquer(is) alteração(es) do produto(s), que previamente deve ser comunicada a OCP-TELI;
  • Inclusão de modelo(s) e/ou unidade(s) fabril(is).

Lembrete Importante: Quaisquer das situações apresentadas acima, devem ser PREVIAMENTE comunicadas a OCP-TELI.

Avaliação Fabril e/ou de Laboratório

A avaliação tem como objetivo a verificação do atendimento aos requisitos, de acordo com o tipo.

Clientes que, ao dar entrada no processo de certificação, e que o fabricante não possui Sistema de Qualidade Padrão válido (ex.: Certificado ISO 9001), podem optar pela avaliação fabril a ser realizada diretamente pela OCP-TELI, onde serão verificados o atendimento aos requisitos de capacitação fabril, tecnológica e do sistema de qualidade das unidades fabris.

Laboratórios não acreditados pela Cgcre/Inmetro que desejam ampliar o escopo de certificação, de acordo com os requisitos exigidos pela Anatel para tal ampliação, podem optar pela avaliação de laboratório diretamente pela OCP-TELI, sendo reconhecido como Laboratório Avaliado pela Anatel. Nesta avaliação, serão verificados o atendimento aos requisitos de capacitação do laboratório, tecnológica e do sistema de qualidade do laboratório.

Para maiores informações sobre os nossos serviços: